sábado, dezembro 05, 2009

ADVERTÊNCIA

A escalada em rocha é um esporte perigoso. Praticá-la, em qualquer uma das suas modalidades, implica em assumir a possibilidade de ocorrência de acidentes graves ou mesmo fatal.

As informações contidas neste guia, embora supostamente úteis, não substituem o treinamento adequado nas diversas técnicas envolvidas, no uso de equipamento específico e, muito menos, o senso de avaliação dos riscos envolvidos em cada escalada, o que só se adquire com experiência. Por isso, cabe exclusivamente a você, e a ninguém mais, a responsabilidade pela sua preparação técnica, física e psicológica para repetir as vias descritas neste guia ou quaisquer outras.

Esteja sempre consciente, portanto, dos fatores internos e externos que possam afetar o desfecho de sua escalada, e saiba recuar sempre que não estiver completamente seguro de sua capacidade de lidar com as dificuldades à frente. Nesse caso, prepare-se melhor para uma tentativa futura, faça a via com corda de cima ou então recorra a alguém mais experiente, amador ou profissional, para guia-lo.

... Trechos retirados do guia de Escaladas Guaratiba.

Nenhum comentário: